
Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de novas propostas no controle de qualidade de redes geodésicas em um contexto de múltiplos outliers
Data de início: 01/03/2016
Descrição: Redes geodésicas são de fundamental importância para atividades de posicionamento e mapeamento de áreas urbanas e rurais, tornando possível a realização do sistema de referência geodésico na área desejada. O projeto de pesquisa tem como metas principais desenvolver um novo método para o planejamento de redes geodésicas e um novo método para a detecção de erros grosseiros (outliers) em um contexto de múltiplos outliers.
Financiador: CNPq
Coordenador: Marcelo Tomio Matsuoka
Projeto de Pesquisa: O estudo dos aspectos físicos da Geodésia: o cálculo do modelo geoidal e a análise da dinâmica das águas subterrâneas.
Data de início: 01/06/2016
Descrição: A densificação gravimétrica e a implantação de rede absoluta associada à obtenção de altitude física, a partir do cálculo do modelo geoidal e das observações GNSS, possibilitam uma perspectiva de estudos no que concerne, desde trabalhos que envolvam água (construção
e monitoramento de usinas hidrelétricas, transposição de rios) até construções de estradas, linhas férreas e exploração de petróleo e gás natural no estado de Minas Gerais. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a densificação gravimétrica no estado de Minas Gerais e regiões vizinhas visando o cálculo do modelo geoidal, além da implantação de uma rede gravimétrica absoluta no estado.
Financiador: CNPq
Coordenador: Gabriel do Nascimento Guimarães
Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de Modelos Digitais de Elevação para aplicações na agricultura.
Data de início: 01/02/2017
Descrição: A modelagem do terreno é uma das principais abordagens que podem ser usadas para avaliar a variabilidade espacial dos campos agrícolas e seus ecossistemas circundantes. A representação do terreno sob a forma de Modelos Digitais de Elevação (DEM) pode ser utilizada para auxiliar na implementação de aplicações de práticas de gerenciamento. Um exemplo é que os modelos digitais podem identificar áreas que contribuem para o escoamento, além do cálculo de inclinações para uso em modelos de escoamento de campo. Este projeto tem como objetivo principal a aplicação de diversos interpoladores para o cálculo de modelos digitais de elevação.
Financiador: sem financiamento
Coordenador: Gabriel do Nascimento Guimarães